Reunidos por 30 dias a partir da próxima semana, grupo formado por integrantes dos do Ministério da Cultura e da Ciência e Tecnologia pretende elaborar um plano de trabalho conjunto.
O debate se dará em cima de projetos apresentados por diferentes secretarias de cada ministério. Segundo Paulo Alcoforado, diretor de audiovisual da Secretaria do Audiovisual do MinC, a SaV, dentro da política de ampliar seu escopo de atuação, apresenta três projetos, ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias no campo do audiovisual/cultura/entretenimento.
O Banco de Conteúdos Audiovisuais é um projeto que prevê a criação de tecnologias para sistematizar o licenciamento de conteúdos para os meios digitais, digitalizar e armazenar este conteúdo e fazer sua interface com a Internet e outras plataformas. O banco, quando desenvolvido, será gerido pela Cinemateca Brasileira e pelo CTAv, órgão do MinC.
Outro projeto, o XPTA.Lab, visa fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias audiovisuais. Serão apoiados com recursos não-reembolsáveis projetos de quatro laboratórios, que para receber os recursos devem se comprometer a orientar outros 16 projetos cada um. Os projetos serão exibidos em uma feira Nacional da Inovação.
Finalmente o Games.br, visa o desenvolvimento de demos jogáveis de games para o mercado internacional, em parceria com a Apex, a agência de fomento às exportações.
* Com informações do portal TELA VIVA
1Comentário