Durante uma reunião promovida entre os ministros de Comunicações do Peru e do Brasil, Hélio Costa, declarou que com a adesão dos países da América do Sul, o sistema nipo-brasileiro de TV digital terá os “melhores preços do planeta” para televisores, conversores e equipamentos.
Na reunião para assinar um acordo de cooperação técnica para a implementação do modelo nipo-brasileiro de TV digital no Peru, o ministro opinou ainda que os preços baixos serão obtidos com a ampliação da escala de produção, já que a adoção de um mesmo sistema por todos os países sul-americanos pode dobrar o mercado atual de televisores, que é de 10 milhões por ano no Brasil.
O ministro peruano, Henrique Cornejo, já visitou o Japão e agora passa pelo Brasil para negociar a transferência de tecnologia para implementar o modelo ISDB-T – modelo japonês com adaptações brasileiras.
A adoção do modelo em toda a região é de interesse do Brasil por estimular a indústria de eletro-eletrônicos e radiodifusores, e já foi implementada também pela Argentina.
O Peru, por outro lado, recebe vantagens com a isenção do pagamento de royalties das tecnologias utilizadas no sistema. Além disso, os governos dos dois países têm a expectativa de aumento do comércio bilateral de produtos relacionados à área.
Após a reunião, o ministro das Comunicações brasileiro, Hélio Costa, anunciou que o governo chileno também irá adotar o modelo nipo-brasileiro de TV digital.
* Com informações da Agência Brasil.