A cidade de Catalão sediará no próximo sábado, 14 de março, a primeira edição do Seminário para Fortalecimento das Culturas Tradicionais do Estado de Goiás. O evento começará às 9h, no auditório do Centro de Cultura Labibe Faiad.
O seminário faz parte do Programa Goiás Festeiro desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Documentação Etnográfica – Olhar Etnográfico, que pretende consolidar o Fórum de Culturas Tradicionais do Estado de Goiás. O objetivo desse primeiro encontro é discutir políticas de fomento à cultura tradicional e as principais ferramentas de participação da sociedade na gestão da política cultural do Estado brasileiro.
O evento é organizado pela sociedade civil e se propõe a representar os interesses daqueles que trabalham para a realização das festas tradicionais do estado, com especial destaque para as Folias de Reis, Congada e Folia do Divino. O trabalho de mobilização vem sendo realizado desde o segundo semestre de 2008 e já atingiu as macrorregiões de Goiânia, Iporá e Catalão contabilizando 27 municípios que as compõem.
Segundo a coordenação do Instituto, a meta é que até 2010 o Programa atinja todas as cinco mesorregiões do estado, consolidando assim a proposta do Fórum como instrumento de interlocução entre os manifestantes tradicionais e as políticas públicas na área cultural.
Participarão do Seminário, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), Américo Córdula; o gerente Fred Maia, da Secretaria de Articulação Institucional do MinC; representantes do SEBRAE/GO, Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, Agência de Turismo de Goiás – Goiás Turismo, Comissão Goiana de Folclore, Fundação Cultural Maria das Dores Campos de Catalão e Fórum Permanente de Cultura Popular, que representa a sociedade civil organizada do Estado de São Paulo.
Mais informações podem ser obtidas pelo (61) 3039-5512; 9618-5529 ou pelo site www.olharetnografico.org.br.
1Comentário