Evento segue até o dia 26 em Ouro Preto. Principal objetivo é refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus

O II Fórum Nacional de Museus será realizado de 22 a 26 de agosto, em Ouro Preto. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Museologia, com o apoio do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ministério da Cultura), será realizado na Universidade Federal de Ouro Preto. O principal objetivo é refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus. O evento faz parte das comemorações do Ano Nacional dos Museus e espera cerca de mil participantes.

Dentre os palestrantes, destacam-se a presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Alissandra Cummins, que falará sobre os desafios contemporâneos em políticas de museus e de patrimônio; e George Yúdice, PhD em literatura pela Universidade de Princeton, EUA, e diretor dos estudos latino-americanos e caribenhos da Universidade de Nova York, que abordará o tema sobre as políticas públicas de cultura no século XXI.

Grupos de trabalho discutirão as especificidades dos vários tipos de museus existentes, como os de Arte, de História, Militares, Universitários e de Ciências, Etnográficos e Arqueológicos, Comunitários e Ecomuseus, e Museus da Imagem e do Som e de Novas Tecnologias.

Vários painéis vão discutir temas fundamentais para os museus, como Financiamento e Fomento, com a presença de representantes do BNDES, Caixa e Petrobras.  Os museus privados e seu desafio da sustentabilidade serão discutidos por Ângela Gutierrez (ICFG), Ronaldo Bianchi (MAM/SP), Fernando Schüler (Museu Iberê Camargo) e Ângela Mascelani (Museu Casa do Pontal), com painel coordenado por Danilo Miranda (SESC/SP).  As minorias e grupos que fogem de uma temática tradicional na área de museus serão debatidos no painel que abordará a Diversidade Museal, com coordenação de Raul Lody, e participação de Luís Mott (Grupo Gay da Bahia), um representante da tribo Bororo (Mato Grosso), Arnaldo da Silva Filho (Movimento Negro Unificado/PE) e Cláudia Rose Ribeiro da Silva (Museu da Maré).  A experiência dos sistemas estaduais e municipais de museus também será tema de um painel, e a relação dos museus com a imprensa serão tema de um mini-fórum.

No evento também serão lançados, juntamente com os Correios, os selos e carimbos comemorativos do II Fórum Nacional de Museus e do Ano Nacional de Museus, que terão circulação nacional.

Durante o Fórum serão oferecidas oficinas de capacitação aos participantes, nas mais diversas áreas de atuação do campo museológico.

Na programação constam palestras, oficinas, conferências e debates em grupos de trabalho. Paralelamente, haverá o II Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia, o Encontro de Professores Universitários do Campo de Museologia e a 1ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários.

O evento tem o patrocínio da Petrobras, BNDES e Caixa Econômica Federal. E conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Conselho Federal de Museologia, Conselho Internacional de Museus, Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, Prefeitura de Ouro Preto, Superintendência de Museus do Governo do Estado de Minas Gerais e da Associação Brasileira de Antropologia.

Fonte: Comunicação IPHAN


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *