Com criações tecnológicas e culturais, o III Mobilefest – Festival Internacional de Criatividade Móvel levanta uma questão importante da atualidade: como a tecnologia móvel pode contribuir para a democracia, a cultura, a arte, a ecologia, a paz, a educação, a saúde e o terceiro setor? Com o objetivo de responder essa pergunta, o festival promove o II Prêmio Mobilefest 2008, que vai premiar os melhores textos, vídeos e fotos feitos com o celular. A premiação tem como tema o Meio Ambiente Real e Virtual. As inscrições para começam em 15 de novembro, primeiro dia do Festival Mobilefest.

O festival, que será realizado de 15 a 17 de novembro, no recém-reformado Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, também pretende debater a problemática da mobilidade em cidades imóveis. Hoje existem quase três bilhões de telefones móveis ativos no mundo e a crescente utilização dos celulares vai muito além da comunicação entre pessoas. Atividades educativas e de inclusão social, produções artísticas variadas, entretenimento, segurança, produção e distribuição de conteúdos, conformação de redes de sociabilidade, ações ativistas na saúde, no comércio, na publicidade, entre tantas outras, passaram a ser feitas através destes aparelhos. Essa realidade deu origem à pergunta-chave proposta para o Mobilefest, que em suas duas primeiras edições recebeu participantes de mais de 20 países.

Sobre o MOBILEFEST

Presente na agenda oficial da cidade de São Paulo, o Mobilefest – Festival Internacional de Criatividade Móvel – consolidou-se como um integrante importante da rede mundial de festivais sobre conteúdos móveis. São pesquisadores, cineastas, estudiosos, artistas, pensadores e empresários de países como EUA, Holanda, Canadá, Espanha, Coréia e Inglaterra, que apresentam desde invenções tecnológicas, análises e reflexões sobre o uso da mobilidade e o uso da tecnologia móvel nas artes, medicina, democracia, terceiro-setor, saúde, meio ambiente e para a paz.

Realizado pela primeira vez em 2006, o Mobilefest reuniu pensadores e artistas do Brasil e do mundo em torno da mobilidade. A edição de 2007 foi ampliada e se conectou, em tempo real, com outros importantes centros urbanos. Assim, o festival aconteceu simultaneamente na University of Westminster, em Londres (Inglaterra), no Waag Society, em Amsterdã (Holanda) e na ITP – New York University, em Nova Iorque (Estados Unidos).

 O Mobilefest representa o Brasil nesse imenso debate sobre tecnologia móvel, do qual Alemanha, Argentina, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Canadá, Colômbia, Coréia do Sul, Escócia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Peru, Portugal, Servia, Suécia, Uruguai e Zimbábue, entre outros países, também fazem ou já fizeram parte.

Para mais informações, acesse: www.mobilefest.com.br


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *