Órgão participa de encontro de países ibero-americanos sobre patrimônio imaterial que ocorre na VenezuelaTécnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão divulgando o patrimônio cultural imaterial brasileiro no VII Encontro para a Promoção e Difusão do Patrimônio Imaterial de Países Ibero-Americanos, que começou nesta terça-feira, 17 de outubro, na Venezuela, e terminará no dia 22.
O evento tem como tema central a Gestão do Patrimônio Imaterial e a Diversidade Cultural, e se propõe a trabalhar com todos os elementos relacionados às culturas tradicionais, permitindo delinear perfis que fortaleçam as políticas nessa matéria, nos países da região. Dez cidades vão sediar o evento: Barquisimeto, a capital Caracas, Coro, La Guaira, Los Teques, Maracay, Quíbar, San Felipe, Tintorero e Valencia.
Representando o Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro, Cláudio Quoos Conte, chefe da Sub-Regional do Iphan em Mato Grosso, fará uma palestra sobre o registro da viola-de-cocho como patrimônio cultural do Brasil.
O Iphan ainda promoverá uma série de apresentações artísticas intituladas Músicas de Aqui y de Allá, com os cururueiros matogrossenses Manoel Severino e Francisco Sales, e o violeiro Roberto Corrêa, renomado especialista brasileiro em viola e viola-de-cocho.
Saiba mais no site www.folclorandino.org
Fonte: Ascom Programa Monumenta / Iphan