Uns países liberam outros recuam. A Itália e o Google firmaram nesta quarta-feira um acordo para digitalização de um milhão de livros pertencentes às bibliotecas públicas de Roma e Florença, entre eles obras clássicas de Dante Alighieri e Petrarca.

“O Google financiará a digitalização de tais obras e instalará um centro na Itália para sua realização”, afirmou o gigante das buscas em um comunicado. “Trata-se do primeiro acordo que assinamos com um ministério de Cultura de um país”, indicou Nikesh Arora, chefe de vendas do Google, durante uma coletiva de imprensa.

“É um acordo muito importante do ponto de vista político. A Itália se coloca na vanguarda neste setor com o desejo de enriquecer consideravelmente o patrimônio cultural gratuito na internet”, assegurou o ministro italiano de Cultura, Sandro Bondi.

Entre os livros que serão digitalizados figuram as obras completas de Dante, autor de A Divina Comédia, um dos textos mais importantes da literatura e considerado o “pai do idioma” italiano. Os livros poderão ser consultados na página Google Books.

Também será levada para a internet a obra do poeta humanista Petrarca, assim como as do erudito Giacomo Leopardi e do poeta e escritor Alessandro Manzoni. O Google disponibilizará também cópias digitalizadas de todas as obras nas bibliotecas, que poderão ser consultadas também por outros sites na Internet.

Cerca de 285.000 livros já foram catalogados e traduzidos pelo Serviço Nacional de Bibliotecas (SBN), informou o Google. Entre os documentos escolhidos figuram obras raras da biblioteca de Florença, como tratados científicos do século XVIII e textos literários do séxulo XIX.

Fonte: Veja com agência France-Presse.


contributor

Repórter. Escreve sobre pessoas, convergência e cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *