Itaú Cultural e Instituto Alana realizarão no dia 5 de novembro (sexta-feira), às 17h no Youtube, a live de lançamento de Somos Plurais, publicação digital resultante de uma série de diálogos realizados com instituições culturais e organizações do terceiro setor sobre acessibilidade. O encontro conta com a participação de representantes de instituições e organizações do terceiro setor que integram a publicação, a qual será disponibilizada nesse dia, na landing page somosplurais.com.br. Reunindo práticas e reflexões acerca da acessibilidade em museus e instituições do terceiro setor, o material poderá ser acessado gratuitamente.
O lançamento contará com representantes de instituições como Instituto Tomie Ohtake, Museu de Arte Moderna de São Paulo, ONG Escola de Gente e Movimento Web para Todos, cujas experiências integram a publicação.
Fruto da parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto Alana, Somos Plurais nasceu do reconhecimento da existência de barreiras que dificultam o direito à acessibilidade. Foi elaborada a partir de uma série de diálogos realizados em 2020 para mapear reflexões, iniciativas e práticas cotidianas de inclusão de diferentes instituições e organizações do terceiro setor. Dos encontros, foram reunidos aspectos referentes à comunicação, ao acesso à cultura e à questão da presença, que integram o material, além de reflexões sobre a produção e o protagonismo de pessoas com deficiência nas instituições e nos equipamentos culturais.
Participam da publicação o Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, SESC Paulista, Japan House, Instituto Moreira Salles, MASP, Centro Cultural São Paulo, Pinacoteca, Instituto Tomie Ohtake, Unibes Cultural, Museus Literários, Itaú Cultural, Autismo Projeto Integrar, Escola de Gente, Web Para Todos, Ver com Palavras, Museus Acessíveis, NIC.br, Fundação Dorina Nowill, Instituto Rodrigo Mendes, Itaú Social, Grupo de Institutos Fundações e Empresas- GIFE, Fundação Tide Setubal, Edgar Jacques, Lara Souto, Márcio Holossi e Raphael Preto Pereira.