A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e o Binger Film Lab, sediado em Amsterdã, na Holanda, assinaram uma parceria de colaboração visando o desenvolvimento da excelência artística do setor audiovisual.
O acordo permite que a SEC possa apoiar a participação de profissionais do estado do Rio de Janeiro que forem selecionados para os programas do Laboratório do Directors Lab, Writers Lab, e Creative Producers Lab, oferecidos pelo Binger Film Lab.
As inscrições para os laboratórios Writers Film Lab e Creative Producers Lab já estão abertas e vão até o dia 1 de junho. Serão selecionados quatro produtores e oito roteiristas. A seleção é exclusiva do Binger Film Lab e contempla profissionais de todo o mundo. A duração dos programas do laboratório será de 17 de setembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015.
No Writers Lab, roteiristas podem ampliar suas técnicas narrativas e desenvolver seus projetos com a orientação de profissionais de excelência da indústria cinematográfica internacional. O laboratório tem a flexibilidade de atender às necessidades individuais de cada escritor e seus projetos.
Com acompanhamento constante de consultores internacionais, os projetos são analisados e recebem orientações. Os filmes são analisados em sua estrutura, conteúdo e forma. E os workshops tratam de gênero, tom, caracterização, diálogo e desenvolvimento de cenas. Improvisações e leituras também ajudam a trazer novas sugestões aos projetos.
Já o Creative Producers Lab é integrado ao Laboratório de Roteiristas e também é focado no desenvolvimento do roteiro, mas com trabalho e orientação focada no mercado internacional. Produtores são encorajados a participarem com seus projetos em desenvolvimento com o diretor/roteirista.
Os participantes terão a oportunidade de refinar o desenvolvimento de seus projetos e de melhorar seu conhecimento e contato com a indústria cinematográfica internacional. Os produtores participam ainda de um intenso programa durante o Mercado do Festival Internacional de Rotterdam.
Clique aqui para saber sobre as condições de participação e sobre o processo de seleção para os laboratórios. Todas as informações, assim como o processo de inscrição, e os próprios laboratórios são em inglês.
*Com informações do site da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro