O dramaturgo, produtor teatral e secretário da Apetesp, Paulo Pélico, será o entrevistado do mês de julho do Wikiducação, programa on-line comandado por Leonardo Brant. O tema será Lei Rouanet, num bate-papo que promete desvendar os bastidores das recentes disputas em torno da descontinuidade do mecanismo de incentivo. A entrevista será realizada dia 3/7 às 17h e está com as inscrições abertas e gratuitas

Fruto de uma parceria entre a Educartis e a Brant Associados a série de entrevistas teve início em junho com o tema Mecenato, com o maestro Branco Bernardes, da Orquestra de Câmara Paulista.

O Wikiducação é um movimento de geração de capital humano que nasceu da vontade de criar um novo modelo educacional que vai ao encontro de uma realidade preocupante atualmente: a falta de profissionais qualificados.

Segundo dados da Consultoria IDC, o Brasil possui um déficit de 20 mil profissionais apenas na área de Tecnologia da Informação. São vagas abertas e não preenchidas porque não há profissionais capacitados. Já a Petrobrás e seus fornecedores terão dificuldade para preencher 73 mil vagas até o fim de 2009 – são vagas em 722 especialidades, entre nível técnico e de formação superior. Para preencher esta lacuna, o Movimento Wikiducação investe na formação de profissionais utilizando a força do modelo de produção coletiva de conhecimentos, a partir de comunidades especializadas e organizadas voluntariamente em redes de trabalho à distância incentivadas por empresas, associações, escolas e universidades privadas ou públicas.

Entre as atividades do Wikiducação estão as Entrevistas Interativas, que acontecem semanalmente e reúnem especialistas de variados setores. Essas entrevistas são conduzidas a distância (no formato telepresencial) por Masterminds (pessoas qualificadas para liderar o desenvolvimento de capital humano) como Leonardo Brant, Yves Moyen, Yara Peres, Ricardo Breim e Uires Tapajós. Pessoas de várias partes do Brasil e também de outros países, como Portugal, participam dos eventos e interagem com os entrevistados e Masterminds através do Chat, tornando o debate cada vez mais interessante e enriquecedor. As entrevistas estão dividas por trilhas de conhecimento: Desenvolvimento humano; Administração e finanças; Comunicação, marketing e vendas; Tecnologia da informação; Saúde e bem-estar; Economia; Educação, cultura e cidadania; Legislação e ética; Ciência, tecnologia e meio ambiente.

Para Leonardo Brant o mesmo acontece com o setor cultural. “Há uma demanda crescente por gestores públicos e privados de cultura e não temos profissionais qualificados para suprir essa demanda”. Por isso, Brant Associados e Educartis desenvolveram parceria para o desenvolvimento de uma plataforma de ensino à distância nessa área, a ser lançada no segundo semestre de 2008.

 

Os fundamentos dessa iniciativa foram lançados no final de 2007, durante o Prêmio Educare, em São Paulo. A grade de programação fica disponível no portal www.wikiducação.com.br  e as entrevistas acontecem no CentraSpace, ambiente virtual da Educartis, empresa que coordena todo o Movimento.

Leia a primeira entrevista na íntegra com o maestro Branco Bernardes, publicada no Blog do Brant.


editor

1Comentário

  • Edna Pereira de Jesus Silva, 19 de agosto de 2008 @ 15:32 Reply

    Achei muito interessante ,espero poder participar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *