O ministro Juca Ferreira anunciou na última sexta-feira (13/2) a escolha da historiadora Lia Calabre para assumir a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. Ela substitui o historiador Manolo Florentino.

casa de rui barbosaMestre e doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Lia integra, desde 2002, o setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa. Também integra o Conselho Científico-Cultural do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal da Bahia e é professora dos MBAs de Gestão e Produção Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e da Universidade Cândido Mendes (UAM).

A nova presidente da FCRB tem como principais áreas de estudos políticas culturais e história do rádio brasileiro. É autora dos livros A Era do rádio (2002), O rádio na sintonia do tempo: radionovelas e cotidiano 1940-1946 (2006), Políticas Culturais no Brasil: dos anos 1930 ao século XXI (2009) e Políticas Culturais no Brasil: História e Contemporaneidade(2010).
Sobre a FCRB

A FCRB tem a missão de promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística, bem como congregar iniciativas de reflexão e debate sobre a cultura brasileira. Entre as principais atividades estão a manutenção, preservação e difusão do Museu Casa de Rui Barbosa e seu jardim histórico; a formação, preservação e difusão do acervo bibliográfico e documental, com o apoio de laboratórios técnicos; e o desenvolvimento de estudos e pesquisas nas áreas de documentação e preservação.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *