Produtores iniciantes, estudantes de Cinema e interessados em conseguir recursos financeiros para produzir um vídeo ou filme vão poder contar, até o final do ano, com uma importante ferramenta: um manual de elaboração de projetos e captação de recursos. Escrito a quatro mãos pela publicitária e mestre em Animação Adriana Mota e pela jornalista Denise Caputo, o guia faz parte de trabalho de conclusão do curso de Audiovisual na Universidade de Brasília (UnB). O projeto está sendo orientado por Tânia Montoro, doutora em Comunicação Audiovisual (Cinema e Televisão) e Publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona.
“Temas áridos e pouco explorados nos cursos de graduação de Cinema e/ou Audiovisual, a elaboração de projetos cinematográficos e a captação de recursos são atividades essenciais para a expansão e a profissionalização do mercado audiovisual brasileiro”, explicam as autoras.
Para construírem um manual simples e objetivo, as estudantes têm se debruçado sobre leis e editais de seleção e conversado com produtores e agentes culturais experientes. “O processo de captação é, às vezes, muito burocrático, o que desanima o produtor iniciante. Queremos simplificar, oferecendo uma espécie de passo-a-passo para pleitear recursos – sejam eles públicos ou privados”, explicam.
Desvendando as dúvidas
Com o intuito de traçar o perfil dos produtores de cinema/vídeo brasileiros, bem como levantar o nível de conhecimento sobre os mecanismos de fomento/incentivo à cultura e as principais dificuldades ao elaborar projetos e captar recursos, as jovens pesquisadoras elaboraram uma enquete dirigida a produtores e pessoas com interesse na área de produção audiovisual. As respostas guiarão a elaboração do manual, que procurará sanar as principais dúvidas apontadas.
Para participar da enquete, acesse a página eletrônica www.adrianamota.com.br.