Com um projeto já em andamento, a cidade de Londrina, no Paraná, caminha agora para levar as tecnologias de informação e comunicação para a área rural.
Na última segunda-feira, dia 02, a cidade lançou uma licitação, no âmbito do Projeto de Inclusão Digital Rural, para aquisição de 40 notebooks e duas impressoras para levar capacitação e acesso à internet a agricultores familiares. Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, Londrina tem 3.154 estabelecimentos que se enquadram como sendo de agricultura familiar.
Com o objetivo de atingir 1.140 pessoas, a nova licitação contará com os recursos de um convênio entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que prevê R$ 81,4 mil para a aquisição dos notebooks.
“Se considerarmos também a aquisição prevista de veículos para o transporte itinerante das máquinas e trabalhadores, serão quase R$ 140 mil gastos com inclusão digital rural”, declarou Paulo Muniz, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), órgão que executa o projeto, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município.
As máquinas, explica Muniz, não serão distribuídas às famílias, mas sim instaladas em locais de uso comum (como escolas e associações de moradores) ou emprestadas em regime de comodato. “Os notebooks ficarão itinerantes, não serão singularizadas numa família. Ficarão em locais onde poderemos reunir 40 ou 50 famílias, para os cursos”, diz o presidente do Codel.
Os cursos ensinarão os agricultores a utilizar a internet, consultar cotações presentes e futuras de produtos agrícolas ou de pecuária. “A partir disso, os agricultores poderão se aprimorar, com as informações digitais, e melhorar a eficácia de seu trabalho”, acredita Muniz.
A previsão é de que a compra de equipamentos seja concluída até o final de fevereiro e, em março, alguns cursos já estejam em andamento.
* Com informações do Guia das Cidades Digitais.