Presidente recebeu o Manifesto em cerimônia no Palácio do PlanaltoEscritores, livreiros, editores e bibliotecários estiveram no último dia 21 no Palácio do Planalto, para entregar ao presidente Lula o Manifesto do Povo do Livro.
No documento estão reconhecidas as ações dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) de incentivo ao livro e à leitura, em especial a importância do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Durante o encontro, Lula falou da sua satisfação em receber representantes do mundo do livro que, em suas palavras, são “parceiros no esforço de dar ao livro e à cultura a justa participação no processo de emancipação social e humana do país”.
O Presidente também reafirmou o compromisso do Governo Federal no sentido de priorizar ações e projetos destinados a fomentar o livro, a biblioteca e a leitura no país: “a democratização do acesso ao livro e à leitura requer consistentes programas estatais”, disse em seu pronunciamento. Citou, por exemplo, a forte articulação entre o MinC e o MEC que resultou, inclusive, na recente criação da Câmara Interministerial de Educação e Cultura.
Ele destacou, ainda, alguns dos avanços dos últimos quatro anos como a instituição do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL), no âmbito do Ministério da Cultura; a desoneração fiscal do livro e a Lei do Livro (Lei nº 10.753/2003), que instituiu a Política Nacional do Livro.
O documento – que foi entregue todos os candidatos à eleição para o cargo de Presidente – foi assinado por cerca de três mil autores, escritores, editores, livreiros, bibliotecários, educadores, leitores e personalidades da área cultural.
Fonte: Agência Brasil