A Secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Marta Porto, participa nos dias 6 e 7 de julho, em Bogotá, Colômbia, de uma Oficina com representantes ministeriais dos países que fazem parte da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).
O objetivo do encontro é trabalhar, de maneira conjunta, em torno de um documento que desenvolva o conteúdo da Carta Cultural Ibero-americana, aprovada durante a XVI Cimeira de Chefes de Estado e de Governos dos países ibero-americanos, em 2006.
Para a organização, a carta deve converter-se em um “instrumento que permita desenvolver novas políticas culturais para a região”, além de servir como projeto cultural para a Década dos Bicentenários na Ibero-américa. O documento resultante da oficina de dois dias deverá ser apresentado na XV Conferência de Cultura, que acontecerá na Espanha em 2012.
No dia 6, a abertura do encontro regional será feito por Angel Peccis, Diretor da Oficina Regional da OEA. Iris Villegas, Coordenadora da Área de Cultura da Secretaria-Geral da OEI, fará, a seguir, a apresentação dos objetivos da oficina.
Começam então os debates em torno do documento que deverá refletir, ao final, as diversas perspectivas dos participantes. Divididos em 10 programas ao longo dos dois dias, serão tratados temas como o compromisso da Carta Cultural Ibero-americana com a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais; a incorporação dos povos tradicionais, afrodescendentes e populações migrantes como atores estratégicos para o desenvolvimento cultural; o incremento da formação do público para o acesso e consumo cultural, além do fortalecimento das indústrias e das ofertas culturais nacionais e ibero-americanas.
Conheça a Carta Cultural Ibero-americana e as deliberações da XIII Conferência Ibero-americana de Cultura (2010).
*Com informações do site do site da Secretaria de Cidadania Cultural