Idéia lançada no Fórum Audiovisual Mercosul, em Florianópolis, precisa ainda ser aprovada em instâncias superiores; criação de fundo de financiamento também está em pautaPor Sílvio Crespo
02/06/2003

A segunda reunião do recém-criado Fórum das Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul, Chile e Bolívia, realizada em Florianópolis (SC) no dia 29 de maio, durante o Fórum Audiovisual Mercosul, definiu as primeiras ações do novo órgão para a integração das políticas culturais dos diversos países. Entre as idéias lançadas está a inclusão da área audiovisual no Selo Mercosul Cultural, que permite a livre circulação de produtos culturais pelas fronteiras dos países conveniados.

O Selo abrange outras áreas culturais, como artes plásticas, desde dezembro de 1996, quando foi assinada resolução do Grupo Mercado Comum, em Fortaleza (CE). As propostas levantadas em Fortaleza devem ser discutidas ainda na próxima reunião de ministros da Cultura do Mercosul. Só então será definido se comércio internacional de DVD, fitas VHS, filmes e outros equipamentos estará livre de taxas alfandegárias, por exemplo.

De acordo com o secretário do Audiovisual, Orlando Senna, foi discutida também a criação de um fundo de financiamento à produção e comercialização de filmes, gerido pelos países conveniados, nos moldes do Ibermedia.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *