O Insituto Pró-Livro divulgou nesta quarta-feira (28/3) a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De acordo com o estudo, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, sendo que, destes, lê integralmente apenas 2,1 livros. Metade da população do país não pode ser considerada leitora. A pesquisa foi realizada entre junho e julho do ano passado e entrevistou mais de 5 mil pessoas, em 315 municípios.

Na categoria de leitores, enquadram-se aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre os que leem, as mulheres são a maioria: representam 53% do total.

Já os que não têm o hábito de ler encontram-se na base da pirâmide social: são pessoas de idade mais avançada e têm como principais entraves à leitura a alfabetização precária, o desinteresse e a falta de tempo.

A pesquisa ainda apontou que 75% dos brasileiros nunca foram a uma biblioteca. A frequência nesses espaços caiu de 10% para 7% entre 2007 e 2011. Além de não ir à biblioteca, a maioria dos brasileiros (33%) disse que não tem motivação para passar a frequentá-las.

Durante a cerimônia de apresentação das estatísticas, a ministra Ana de Hollanda afirmou que os dados serão utilizados para direcionar as políticas públicas do Ministério da Cultura na área do Livro, Leitura e Literatura e que já vão ser inseridos no próximo edital a ser lançado pelo MinC, que envolve a presença da Cultura nas escolas, principalmente nas de tempo integral.

*Com informações do site do MinC, Estadão.com, Valor Online e Terra


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *