Na fase atual do SNC, que busca adesão de estados e municípios, Minas Bahia e Piauí se somam aos participantes que vão sediar as conferências. Mais um passo para a Conferência Nacional de Cultura e a conclusão do Plano Nacional.
O estado de Minas Gerais é o 13º integrante do Sistema Nacional de Cultura (SNC). O Governador Aécio Neves assinou os protocolos de Intenção no dia 16 de setembro, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O Ministro da Cultura Gilberto Gil e o Secretário de Articulação Institucional, Márcio Meira participaram da cerimônia ao lado do Governador Aécio Neves, do prfeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, da Secretária de Estado da Cultura Eleonora Santa Rosa e dos Presidentes da Assembléia Legislativa Mauri Torres e da Associação Mineira de Municípios (AMM) Celso Cotta Neto.
“No que depender do poder público, estaremos prontos para assumir e cumprir a nossa responsabilidade. Desejamos que a futura política nacional para o setor não apenas reflita a realidade mineira, mas também promova a integração de todas as regiões. Minas, que sempre pensa o Brasil em primeiro lugar, participa desse esforço nacional não só em nome dos princípios da Federação e da República, mas também pelo que significa como democratização da cultura e fortalecimento da cidadania”, disse o governador, reafirmando o comprometimento do Estado, considerado estratégico no programa por ter o maior número de municípios comprometidos em realizar conferências (223 municípios) pelo desenvolvimento das políticas culturais para o país. Aécio falou ainda sobre a relevância da descentralização e interiorização de recursos e mecanismos de promoção e apoio à cultura.
Com a adesão de Minas Gerais ao SNC, outros estados serão estimulados a participar e sediar as conferências de cultura municipais e estaduais, até o final de outubro. Belo Horizonte vai sediar a Conferência Estadual de Cultura com o tema “Estado e Sociedade construindo Políticas Públicas de Cultura”.
O Piauí aderiu ao SNC logo em seguida, no dia 19 de setembro, em solenidade no palácio de Karnak, em Teresina, somando-se aos outros 13 estados participantes. O governador da Bahia, Paulo Souto e o prefeito de Salvador João Henrique também assinaram o protocolo de intenções do SNC, em solenidade realizada na sede da Governadoria. Agora, com a adesão da Bahia, Minas e Piauí, toda a região do Polígono das secas (com exceção de Sergipe) são signatários do Sistema Nacional de Cultura.
Mais informações : SNC – (61) 3316-2145 ou snc@minc.gov.br e 1ª CNC – (61) 3316-2140 ou conferencia@minc.gov.br.