O Ministério da Cultura iniciou nesta segunda-feira (30/1), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a 2ª oficina para a construção da Conta Satélite da Cultura. O objetivo é mensurar os números e dados sobre a cultura brasileira.

As contas-satélites são uma extensão do Sistema de Contas Nacionais (SCN). Elas foram criadas para expandir a capacidade de análise das Contas Nacionais sobre determinadas áreas, como a cultura, por exemplo. As contas-satélites sistematizam informações sobre as atividades econômicas relacionadas aos bens e serviços de cultura, como emprego, investimentos e consumo de bens e serviços.

Rebeca Palis, da Diretoria de Pesquisas do IBGE, explicou que todas as contas-satélites que a instituição faz são formadas por grupos multidisciplinares, com economistas, profissionais da cultura, dentre outros. Ela afirmou que a oficina é importante para as pessoas, sobretudo do setor cultural, entenderem o que são as contas nacionais para que, então, possa se construída a Conta Satélite da Cultura.

O processo é de médio a longo prazo para conclusão, porém é possível ir conhecendo os produtos intermediários, como por exemplo, quanto pesam as atividades típicas de cultura na economia.

A primeira oficina aconteceu em novembro de 2011. A segunda etapa, que está sendo realizada na sede do MinC, em Brasília, deve ser finalizada nesta terça-feira (31/1). Na próxima semana haverá outro encontro, desta vez no Rio de Janeiro. A expectativa é que o acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Cultura e o IBGE para construção da Conta Satélite da Cultura seja assinado ainda no primeiro semestre de 2012.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *