Em setembro, o Paraguai receberá a exposição Caminhos da Arte Popular Brasileira – Acervo Museu Casa do Pontal, composta por 200 peças pertencentes ao conjunto de obras da Casa, criadas por artistas de todas as regiões do país.

A exposição ficará no Museu do Barro (Museo del Barro), em Assunção, e estará aberta ao público no período de 7 de setembro a 15 de outubro.  Além da mostra de arte popular brasileira, haverá a exibição de vídeos documentários e um seminário voltado para artistas, artesãos e estudantes de arte. Todo esse trabalho faz parte das comemorações do bicentenário da independência do Paraguai, que o governo daquele país vem desenvolvendo ao longo deste ano.

A ida da exposição brasileira é resultado de convênio que o Ministério da Cultura, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, assinou com o Museu Casa do Pontal, no final de maio de 2010, no valor de R$ 335,6 mil. Um dos objetivos do MinC é intensificar as relações bilaterais entre os países que fazem parte do Mercosul. Um trabalho que visa fortalecer a circulação de bens culturais e estimular o intercâmbio cultural.

O Museu Casa do Pontal já recebeu diversos prêmios do MinC,  como o Rodrigo Melo Franco de Andrade (1996), promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a Ordem do Mérito Cultural (OMC), em 2005.

O trabalho a ser exposto em Assunção mostrará a diversidade da arte popular brasileira. Dentre as 200 peças da mostra figuram criações de Mestre Vitalino, Zé Caboclo, Manuel Eudócio, Luiz Antônio e de diversos artistas. “A exposição abrangerá as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas do povo brasileiro”, disse Ângela Mascelani, acrescentando que as obras  vão demonstrar ao público visitante a força da produção no Brasil.

A Casa do Pontal é considerada o maior museu de arte popular do Brasil. Tem um histórico que inclui a realização de exposições em várias capitais brasileiras e em 13 diferentes países. Seu acervo é formado por 8 mil esculturas e modelagens feitas por artistas populares de todas as regiões do país, cobrindo desde a segunda metade do século XX, até os tempos atuais.

Mais informações: www.museucasadopontal.com.br.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *