Está aberta até o mês de dezembro a consulta pública para a elaboração do Novo Plano Nacional de Cultura, que valerá pelos próximos dez anos.
O Plano atual foi aprovado em 2010. Agora, é necessário criar um Novo Plano que acompanhe as mudanças e garanta que as políticas culturais continuem atendendo às demandas da sociedade.
É possível participar das seguintes formas:
- Participando da enquete via Brasil Participativo e, em breve, WhatsApp: Com a enquete, o Ministério da Cultura busca saber quais são os temas de maior mobilização e concordância. Esses dados serão organizados e, com base neles, serão reunidas sugestões de abordagem e de conteúdos para o Novo PNC.
- Sugerindo novas metas para o Plano Nacional de Cultura e votando naquelas de maior interesse: Qualquer pessoa pode sugerir o que o PNC deve realizar até 2035. Essas propostas serão trabalhadas como metas.
- Inscrevendo-se nas oficinas presenciais de cada estado: As oficinas são espaços abertos para escuta e colaboração nos conteúdos do PNC. Qualquer pessoa pode participar.
- Contribuindo na proposta de texto-base do Plano: Qualquer pessoa pode sugerir melhorias na primeira versão de texto de princípios, diretrizes, transversalidades e objetivos de cada eixo do novo Plano.
Todas as propostas das oficinas e as 5 mais votadas em cada eixo na Plataforma serão analisadas pelo MinC e demais responsáveis para verificar a possibilidade de incorporar ou não.
Os proponentes das 2 propostas mais votadas por eixo serão convidados para um encontro virtual com a equipe do MinC para apresentar e discutir as propostas.
As respostas da enquete e das contribuições no texto base serão tratadas em conjunto e servirão de insumo para o plano.
O MinC fará uma devolutiva desse processo em 2025 e publicará na página do Brasil Participativo.
Para participar, clique aqui.