Enquanto o Ministro da Cultura e o secretário-executivo gozavam suas férias merecidas, o pacote-bigorna da cultura caiu sobre a cabeça dos produtores e artistas que penam para sobreviver aos entraves burocráticos e à gestão ideológica que o MinC vem fazendo, sobretudo na Lei Rouanet. Depois de inúmeros movimentos, abaixo-assinados e pressão dos setores organizados, o MinC resolveu se pronunciar sobre o caso.

Diz a nota do Ministro Juca Ferreira, publicada ontem no site do Minstério:

Ministério da Cultura está tomando medidas em relação ao aumento de tributação de setores

O Ministério da Cultura está tomando as medidas necessárias para resolver o problema enfrentado por diversos produtores cinematográficos e de artes cênicas, com o aumento da tributação provocada pela retirada do setor da tabela do Simples, determinada pela aprovação da Lei Complementar 128/08.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, apresentou a questão na 1ª Reunião Ministerial do ano, sensibilizando o restante do governo. Foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a buscar uma alternativa junto aos setores responsáveis.

Os Ministérios da Fazenda, Planejamento, Previdência e Casa Civil já foram procurados e estão também trabalhando por uma solução rápida para o problema.


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

2Comentários

  • Suzana, 26 de fevereiro de 2009 @ 17:06 Reply

    Leonardo,

    Esperamos que Juca Ferreira encontre uma solução minimamente satisfatória para as pessoas do setor.
    Como disse uma vez um professor meu, devemos estar sempre atentos às leis que são aprovadas a partir da segunda quinzena de dezembro até o último dia do ano. São as mais polêmicas e onerosas para os contribuintes brasileiros…

    Abraços!

  • Júnia, 4 de março de 2009 @ 10:23 Reply

    Olá Leonardo
    A rede brasileira de teatro de rua participou de um encontro no dia 18/02 com o ministro da cultura Juca Ferreira. Na ocasião, entregamos a carta a favor da revisão da lei complementar 128. O ministro disse que “também é contra e que já está articulado, que não está havendo resistência do governo para que ela caia, mas que a situação legal para alterar a lei 128 tem de ser através de lei também e que se conseguirmos nesse ano que seja votada no congresso ela passa a valer no ano de 2010.” (relato do encontro)
    Ou seja, num ano em que as empresas usam a desculpa da “crise” para não apoiar projetos via leis de incentivo, ainda teremos de pargar no 17,50% de imposto, no mínimo! Agora só mesmo um especialista de Direitos Públicos/contabiuldiade para apontar uma saída!
    Abraços, Júnia Bessa
    Teatro Terceira Margem – MG
    obs: Sugiro que as pessoas que postam comentários se identifiquem, informando grupo/insituição que pertecem e estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *