A Representação Regional Minas Gerais do Ministério da Cultura realizará, na próxima quinta-feira, dia 15,  uma oficina de capacitação aos interessados em participar do Prêmio Culturas Populares 2008, na Funarte Casa do Conde, em Belo Horizonte.

A oficina tem como público-alvo produtores, artistas e demais envolvidos com cultura popular, mas também será aberta a todos os interessados. Não é necessário fazer inscrição e a entrada é gratuita.

Mais informações sobre a oficina: 31 3293 – 5713 ou pelo e-mail cecilia.mendonca@minc.gov.br

Prêmio Culturas Populares 2008

Serão premiadas as iniciativas que se destacaram pelo trabalho e ações na área dos saberes das tradições das culturas populares e que tenham, dentre outros itens, favorecido as condições de reprodução, continuidade e florescimento dessas manifestações brasileiras.

Elaborado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC (SID/MinC), o Prêmio integra o Programa Identidade e Diversidade Cultural – Brasil Plural. Tem como objetivo identificar, fortalecer e divulgar as manifestações das culturas populares brasileiras, além de valorizar os produtores dessa arte.

A seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação nomeada pelo secretário da SID/MinC, Sérgio Mamberti. Para cada um dos 190 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de quase R$ 2 milhões em projetos culturais, que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres, Grupos Formais e Grupos Tradicionais.

Homenagem

Em 2008, o grande homenageado do Prêmio Culturas Populares é o cantor e compositor Humberto de Maracanã. Nascido na capital do estado do Maranhão, em 2 de novembro de 1939, mestre Humberto é um dos maiores divulgadores da cultura popular maranhense, em especial, do Bumba-meu-boi – dança folclórica que combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

O edital encontra-se disponível na página www.cultura.gov.br.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *