Até o dia 17 de outubro, estão abertas as inscrições para propostas de profissionais de todo o Brasil para o Programa de Residências Artísticas LabMIS (laboratório de novas mídias do MIS).
O programa tem o objetivo de atender às demandas das artes do século 21 e é inspirado na tendência mundial de fomentar o desenvolvimento artístico no campo das novas tecnologias, buscando incentivar as trocas entre artistas, críticos, pesquisadores e curadores de diferentes localidades e áreas de atuação.
Anualmente, o Programa de Residências LabMIS selecionará três projetos artísticos, que deverão ser realizados individualmente ou em grupo. O foco são as áreas de fotografia digital, vídeo digital, cinema digital, áudio arte, web art, games, computação gráfica, design de interfaces e computação, comunidades digitais e software colaborativo.
Poderão participar da seleção artistas profissionais maiores de 18 anos, estabelecidos no território brasileiro por um período mínimo de cinco anos. Somente serão consideradas propostas inéditas e exclusivas para desenvolvimento no LabMIS.
Cada projeto deverá ser desenvolvido em um período máximo de três meses. Os autores dos projetos contemplados terão acesso livre à infra-estrutura tecnológica do LABMIS, além de contar com o suporte da sua equipe de orientadores e técnicos especializados. Também contarão com uma bolsa-residência, no valor mensal de R$ 1.500,00 e, caso venham de outros Estados, com 1 (uma) passagem aérea (ida e volta) e auxílio para hospedagem na capital paulista por 90 dias. Já após a conclusão dos projetos, terão direito a um texto crítico sobre suas obras (a ser escrito por um profissional designado pelo MIS); à realização de uma mesa redonda; e à exibição do trabalho na mostra coletiva de resultados (que contará ainda com uma publicação específica).
A seleção ficará a cargo de um júri composto por profissionais renomados, além de membros da direção do MIS e da Secretaria de Estado da Cultura. A avaliação levará em conta a prática artística dos proponentes; a qualidade artística e poética do projeto; seu ineditismo e coerência conceitual; a viabilidade do cronograma proposto; a viabilidade financeira; a clareza do memorial descritivo e do desenvolvimento da proposta. O resultado do processo seletivo será anunciado no dia 24 de novembro no website da instituição. Os autores das propostas escolhidas serão contatados pela organização do programa.
Mais informações podem ser obtidas através do site do MIS.