Acaba dia 30 de junho o prazo para novas cidades se cadastrarem para sediar a mostra de curtas-metragens do Dia Internacional da Animação. A mostra está prevista para acontecer em mais de 100 localidades brasileiras, dia 28 de outubro, com filmes de animação nacionais e internacionais.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e patrocínio do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Conta, também, com a parceria do Centro Técnico Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do MinC (CTAv/SAv), do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e da Federação Paulista de Cineclubes (FPC).

O Dia Internacional da Animação terá uma programação padrão em todos os locais participantes: uma hora de exibição de curtas-metragens brasileiros e estrangeiros. No ano passado, o festival foi realizado em 50 cidades brasileiras e, em algumas delas, além da mostra oficial, ocorreram mostras paralelas, debates, workshops, palestras e confraternizações.

Nesta quinta edição no Brasil, o evento continuará com entrada gratuita, visando difundir e democratizar o trabalho dos animadores, criar novas platéias, divulgar o cinema de animação, tornando a data comemorativa numa grande festa de integração sociocultural no país.

Cinema de Animação

Em 28 de outubro de 1892, no Museu Grevin, em Paris, Emile Reynaud realizou a primeira projeção de imagens e desenhos animados com o seu teatro óptico, numa exibição pública inédita no mundo. Para assinalar o fato histórico, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o Dia Internacional da Animação e apóia a promoção do evento, que atualmente é realizado em mais de 51 países.

Os municípios brasileiros que queiram participar da iniciativa devem se inscrever por meio do site www.diadanimacao.com.br.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *