Há quatro anos, a Arissas Multimídia trabalha documentando ações de arte urbana pela capital fluminense. A alcunha da produtora é uma referência ao nome das idealizadoras – Clarissa Guarilha, Clarissa Pivetta e Lara Frigotto – e a escolha do tema é uma paixão que elas já consideram um dos carros-chefe da empresa.
Foi pensando em unir cinema e arte de rua que elas criaram a Caradura, mostra internacional de filmes sobre esse universo. “Ser ‘caradura’ significa ser cara-de-pau, atrevido. É uma expressão bastante usada no meio social da arte urbana. A escolha do nome foi justamente por acreditarmos que a grande força do movimento está nesta atitude, ao mesmo tempo ousada e rebelde”, explica Clarissa Guarilha.
Para tirar o projeto do papel, elas contaram com duas fontes: o edital de ocupação dos espaços da Caixa Cultural e a colaboração de dezenas de apoiadores via Movere – há nove dias do término do prazo, a campanha já atingiu a meta de arrecadação. Com os recursos garantidos, as meninas promovem entre os dias 23 de outubro e 4 de novembro, no Rio de Janeiro, a primeira edição da Caradura.
Serão exibidos mais de 30 filmes que discutem a arte feita nas ruas, vindos de mais 10 países. “[Na programação] há filmes clássicos da cultura urbana, como ‘Style Wars’, que retratou o surgimento do graffiti em Nova York em 1983, até filmes de diretores consagrados entre os amantes do cinema, como ‘Gatos Empoleirados’, do francês Chris Marker, que perseguiu o graffiti de um gato que surgiu nas ruas de Paris em 2003”, conta Clarissa.
A seleção das obras foi feita com a ajuda de Pablo Aravena, diretor do filme “Next: a Primer on Urban Painting” e curador de mostras semelhantes em outros países. “Tentamos fazer um panorama bem diversificado […] Também procuramos dar espaço a todos os gêneros, abarcando filmes documentários, ficcionais e experimentais, curtas e longas metragens”, relata.
A mostra prevê ainda a realização de debates com artistas, intelectuais e jornalistas, com o objetivo de debater as obras e estimular a produção audiovisual acerca do assunto no Brasil.
A programação completa da Caradura está disponível no site www.caixacultural.com.br.