Documento apresentado pelo Mobilização Dança a Vicente Cândido e Celso Frateschi conquistou orçamento de R$ 1 milhão para a classe e quer apoio nos moldes da Lei do Teatro 14/01/2003

Mobilização Dança
Segundo matéria publicada hoje na Folha de S. Paulo, artistas, coreógrafos e pesquisadores decidiram se unir para a elaboração de um projeto de fomento à dança na Prefeitura de São Paulo. O primeiro passo dado foi a criação do Movimento Mobilização Dança, que redigiu dois documentos, um dirigido ao vereador Vicente Cândido e outro ao secretário da Cultura, Celso Frateschi. A mobilização rendeu um orçamento aprovado de R$ 1 milhão para a categoria.

“O movimento começou de fato quando a bailarina e coreógrafa Célia Gouveia procurou o vereador Vicente Cândido. Ele esteve diretamente ligado ao movimento Arte contra a Barbárie, organizado pela classe teatral. Nossa reivindicação é conseguir meios de trabalhar e viver dignamente do nosso ofício”, explica ao jornal Sofia Helena Cavalcanti, participante do grupo.

Reivindicações
De acordo com a matéria, foi no Projeto Viver, ponto de encontro de uma série de reuniões, debates e discussões, que nasceu o documento apresentado a Cândido, destacando a situação dos 250 grupos que se apresentam na cidade, sem apoio nenhum. Um panorama da situação de bailarinos e coreógrafos que dependem de poucos espaços, como o Sesc, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil e Itaú Cultural, para se apresentarem foi traçado, assim como o destaque para as atuações da Cooperativa Paulista de Dança e os respectivos Fóruns de Dança.

O Movimento Mobilização Dança apresentou cinco reivindicações básicas: a solicitação de uma Lei de Fomento à Dança nos mesmos moldes da Lei de Fomento ao Teatro, a regulamentação de um Fundo Municipal de Cultura e Comunicação com garantia de participação democrática de diversos segmentos da dança, a existência de um espaço exclusivo para a dança, a retomada de editais específicos como o Prêmio Estímulo para a Dança e um plano de aposentadoria.

Multiplicidade
“Notamos que nunca havíamos nos organizado e levado um projeto à esfera municipal. O segundo passo está em decidir, artistas e vereadores juntos, como esse orçamento será utilizado e de tal maneira que atenda à multiplicidade da dança”, afirma Sofia à Folha. O Movimento Mobilização Dança aguarda uma audiência com o novo secretário da Cultura, Celso Frateschi, para a discussão e a possível elaboração de uma política municipal de fomento à dança. “O projeto está em fase inicial, realizaremos uma série de encontros, mas acredito que este é o momento certo para debate.”

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *