Em novembro deste ano, Cultura e Mercado completará 12 anos de atividade ininterrupta. Estamos preparando uma serie de modificações e avanços que consolidam o nosso aprendizado frente ao mais importante e influente meio de comunicação independente do mercado cultural brasileiro, que chega a 60 mil leitores semanalmente, com uma audiência qualificada e crescente, com cerca de 400 mil acessos por mês.
Este processo foi amplamente discutido por nossa equipe de profissionais e colaboradores e por consultores contratados para esta finalidade. Nossa intenção foi ressaltar a importância da rede que sustenta Cultura e Mercado, dar mais espaço e valorizá-la, oferecendo espaço privilegiado para pautar, provocar discussões e buscar soluções articuladas para valorizar e ampliar a presença de artistas, produtores e gestores de cultura em nossa sociedade, seja a partir do mercado ou das políticas públicas de cultura.
Fizemos alterações no desenho e arquitetura do site, permitindo uma melhor distribuição e organização dos temas abordados, dos artigos enviados pela rede e das provocações, marca registrada do site. Valorizamos os conteúdos transmídia, que nos permitem inserir discussões e propostas em outras redes culturais e plataformas online. Cultura e Mercado buscará uma maior presença nessas redes, ampliando nossa capacidade de dialogar, promover discussões e interferir no processo de formação de opinião, permitindo maior acesso a informações e reflexões de um número cada vez mais de interlocutores.
Para isso, assumiremos com mais força o nosso papel de articulador e facilitador, atuando de maneira mais ativa na provocação de discussões e mediação de debates. Atuaremos na qualificação dos comentários, fornecendo instrumentos para a própria rede alimentar e conduzir discussões, valorizando a participação de agentes que contribuam para a circulação de ideias inovadoras em relação ao mercado e às políticas culturais.
Não posso deixar de ressaltar a importância de Daniele Torres, da Companhia da Cultura, que assumiu há pouco a gestão do site. Ao Instituto Pensarte, nas pessoas de Fabio Maciel, Ricardo Albuquerque, Px Silveira e Eunice Medeiros de Sá, deixamos o agradecimento pelo apoio de sempre. Merecem destaque a consultoria da Oople, que vem nos preparando para atuar no mercado anunciante, do Badah, nosso webmaster, pela implementação das mudanças e por sua importância estratégica para o Cultura e Mercado. E finalmente, agradeço a toda equipe do site, que resiste, mesmo nos momentos menos favoráveis, em prol de políticas mais abrangentes e democráticas para a cultura. E de um lugar mais relevante ao profissional de cultura no mercado.