Na última quinta-feira (6/8) foi publicado no Diário Oficial da União o ato de nomeação de Volnei Canônica como novo titular da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC).

Foto: ReproduçãoO novo diretor é especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela UCS, Volnei Canônica também é ator e diretor de teatro. Desde março de 2011, vinha coordenando o programa Prazer em Ler do Instituto C&A.

Canônica trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul como coordenador das ações de teatro do município, de 2001 a 2004, e na equipe de coordenação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura – Livro Meu de 2005 a 2010. Foi assessor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, de 2008 a 2010, e professor palestrante de diversos cursos sobre a promoção da leitura literária pelo país.

À frente da Diretoria, ele pretende “fortalecer as ações da DLLLB e estabelecer diretrizes para a promoção da leitura pensando na mobilização da sociedade e no reestabelecimento do valor simbólico do livro e da leitura”.

À DLLLB compete a formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política do Ministério no campo do livro e da leitura, fundamentada nas diretrizes, objetivos e eixos de ação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Por força do Decreto nº 8.297, de 15 de agosto de 2014, a DLLLB incorporou em seu escopo o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP); o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER); a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles – BDB, além das Coordenações-Gerais de Leitura e de Literatura e Economia do livro.

Volnei Canônica substitui Jefferson Assumpção, que deixou a Diretoria em abril deste ano. De lá até agora, o cargo foi exercido, interinamente, por Suzete Nunes, coordenadora-geral de Literatura e Economia do Livro.

*Com informações do site do MinC

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *