A 184ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) começou nesta terça-feira (8/2) e vai até o final da semana. Na abertura, marcada pela posse posse dos 21 novos membros da Comissão, estiveram presentes a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o secretário executivo, Vitor Ortiz, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, o presidente da Funarte, Antonio Grassi, além de gestores do Ministério da Cultura e das instituições vinculadas.
No biênio 2011/2012 será feita a implantação de um novo módulo que utiliza o sistema SalicWeb. Antes, os membros da comissão só tinham acesso ao projeto quando já estavam na CNIC. Agora, eles poderão conhecer os projetos antes das reuniões, o que deve garantir, de acordo com o secretário de fomento e incentivo à cultura, Henilton Menezes, maior agilidade, segurança e qualidade na tramitação dos projetos.
“A ferramenta traz maior dinamismo e abre espaço para a discussão de temas estratégicos para a CNIC, como súmulas e moções, além de uma agenda de palestras de gestores do MinC e representantes da sociedade, aproximando as relações”, afirmou Menezes. Os membros receberão treinamento do módulo ainda nesta semana.
O processo seletivo dos membros buscou ampliar a representatividade das cinco regiões brasileiras no plenário da CNIC. Outra novidade é que as reuniões da Comissão acontecerão em outras cidades do país, e não somente em Brasília. Para a ministra, a itinerância torna o processo mais participativo. “Queremos que a CNIC tenha um caráter menos operacional e mais opinativo, que ela seja um ponto de encontro para os que se interessam pelo fomento da cultura. Assim, os membros terão maior contato com o resto do Brasil”. A primeira reunião fora de Brasília acontecerá em Aracaju, em abril.
A sessão plenária da 184ª Reunião da CNIC, que acontece na sexta-feira (11/2), das 11h às 18h, será transmitida ao vivo pelo site do MinC.
*Com informações do site do MinC