Ano Ibero-americano encerra suas atividades com oficina de trabalho que irá elaborar proposta do Plano Nacional de Livro e Leitura.
O Ano Ibero-americano da Leitura foi comemorado em 2005 em 21 países da Europa e das Américas e no Brasil, recebeu o nome de “Vivaleitura”, sob a coordenação geral da Câmara Setorial do Livro e Leitura do Ministério da Cultura. Uma série de ações foi realizada durante todo o ano tentando promover a Leitura como uma questão estratégica para o desenvolvimento da Nação. Uma das ações previstas era a criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Para marcar o encerramento das atividades desenvolvidas durante o ano, e transformá-las em políticas culturais, o Comitê Executivo do Vivaleitura e o Conselho Diretivo irão realizar uma oficina de trabalho, para elaborar uma proposta do PNLL, que vem sendo articulado pelo Governo Federal, através do Minc. A oficina será realizada no dia 12 de dezembro, no Senac, em São Paulo, das 9hs às 18hs e participarão entidades com programas e projetos que farão parte do primeiro triênio do PNLL.