O edital do Prêmio Culturas Populares 2008, desenvolvido pela Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), motivou a Representação Regional Nordeste do MinC e a Secretaria da Cultura da Olinda a organizarem uma oficina de capacitação voltada a esclarecer os interessados em participar do prêmio.

A oficina acontece segunda-feira (11), no Cine Olinda (Carmo), das 14h às 17h. Pensada especialmente para grupos e entidades que trabalham com cultura popular, o evento contudo é aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia para participar.

O MinC Nordeste está se propondo, em parceria com secretarias municipais e estaduais de cultura, a realizar capacitações sobre o edital também nos outros estados nordestinos.

Com o objetivo de fortalecer e divulgar as manifestações, valorizar os produtores e, principalmente, identificar as varias manifestações culturais presentes em todo o Brasil, o edital, lançado no último dia 16 de julho, visa premiar a atuação dos mestres de cultura popular e as iniciativas exemplares envolvendo essas manifestações. Os interessados têm até o dia 30 de agosto para enviarem suas propostas.

Este ano, o edital Culturas Populares homenageia o Mestre Humberto de Maracanã (Humberto Barbosa Mendes), cantor e compositor do bumba-meu-boi maranhense que, este ano, completa 35 anos balançando o seu “Maracá de Prata” à frente do Boi de Maracanã. Ano passado, o homenageado foi o mestro do frevo pernambucano, Maestro Duda.

O edital se propõe a contemplar 90 mestres, 40 iniciativas de Grupos Formais e 60 iniciativas de Grupos Informais de cultura popular. Cada iniciativa/Mestre contemplado será premiado com R$ 10 mil, em um total de R$ 1,9 milhão investidos por parte do MinC. O edital está disponível na página www.cultura.gov.br/. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3224.0561.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *