A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) vai fazer o concerto de inauguração da Cidade das Artes em março, informou à Folha de S. Paulo o presidente da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Eleazar de Carvalho Filho. A data do concerto ainda não está definida.
A orquestra vai se apresentar também no festival Rock in Rio, marcado para setembro.
Na entrevista Carvalho Filho disse que, com um público de 180 mil pessoas durante o ano ao longo de 110 apresentações, a crise pela qual a OSB passou em 2011 é passado.
“Se nós olharmos para o passado com todos os erros e acertos que nós sabemos que existiram, o fato é que a institução só pode dar um passo a frente e, mesmo em crise, concluir o ano pela tradição que tem. Se não fossem os 70 anos e um desejo de todos para que ela continuasse, isso não teria acontecido num prazo tão curto”, afirmou.
Ricardo Levisky, superintendente da Fundação OSB, contou que outro desafio de crescimento da orquestra é o orçamento, que atualmente é de R$ 40 milhões. O ideal, segundo ele, é que o valor chegasse aos R$ 50 milhões.
Os dois dirigentes negaram que exista qualquer intenção de acabar com o corpo orquestral Ópera e Repertório, criado após a crise na qual músicos se rebelaram contra a decisão do maestro Minczuk de submetê-los a audiências de avaliação.
Clique aqui para ler a matéria completa.
*Com informações da Folha Online