Com o intuito de promover o fortalecimento institucional, técnico e operacional de empreendedores, cooperativas e associações quilombolas, a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) firmaram parceria que concede apoio financeiro para a realização do projeto Quilombola Cultural. A ação de fomento tem a finalidade de mapear e proteger o patrimônio material e imaterial dessas comunidades.
O projeto tem como metas a capacitação de 100 empreendedores e 30 associações em empreendedorismo quilombola, a construção da rede de articulação da economia da cultura dos quilombos, além de assistência técnica e jurídica para as comunidades. A iniciativa também prevê a elaboração do Mapa do Patrimônio Cultural Quilombola, por meio do lançamento de cinco volumes de livros, criação de um site e a realização do Seminário Nacional de Capacitação de Empreendedores Quilombolas.
O convênio prevê, ainda, a realização de atividades no prazo de 12 meses e beneficiará comunidades de todo o Brasil, tendo em vista fomentar o desenvolvimento da produção, o acesso à justiça, à informação e às decisões parlamentares; a proteção ambiental, agrária e os direitos humanos; a circulação e consumo de bens e serviços culturais quilombolas.
Clique aqui para saber mais.
*Com informações do site do MinC