No último dia 27 de setembro aconteceu a primeira reunião dos Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

Criado no início de 2012, com o objetivo de constituir um fundo para aquisições de obras para o acervo da instituição, o grupo reuniu-se no auditório da Estação Pinacoteca para conhecer as obras pré-selecionadas pelo Conselho de Orientação Artística do museu e eleger quais seriam adquiridas para integrar o acervo.

Entre os presentes, Marcelo Mattos Araujo, Secretário de Estado da Cultura, reforçou a importância da realização, pioneira entre os museus brasileiros. “É uma grande honra estar aqui vendo a concretização de um projeto de tanta importância para a cena artística brasileira e, especialmente, para este museu. As obras selecionadas são acréscimos significativos ao acervo da Pinacoteca e estou certo de que qualquer escolha será muito benvinda”.

“A meta inicial era a de conseguirmos 50 adesões e ontem recebemos 41 patronos, o que consideramos um grande sucesso”, comenta Ivo Mesquita, diretor da Pinacoteca do Estado.

Com os recursos levantados foram adquiridas as seguintes obras: Duas Margens, 2003-2012, de Carla Zaccagnini (Buenos Aires, 1973); Desastres da Guerra, 2012, de Dora Longo Bahia (São Paulo, 1961); Pra Quê, 2007-2009, de Eliane Prolik (Curitiba, 1960); O canal de Beagle, 2003 e El Calafate, Patagônia, Argentina, 2003 de João Musa (São Paulo, 1951) e Bico de Diamante, 1990, de Ana Maria Tavares (Belo Horizonte, 1958).

*Com informações do site da Pinacoteca de São Paulo


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *