Durante palestra promovida pela Digital Age, evento promovido pelo Now! Digital Business, o professor Lawrence Lessig – eleito uma das 50 pessoas mais visionárias do mundo pela Scientific American -, defendeu a reformulação de legislação que envolve os copyrights no intuito de fazer com que os modelos de negócios se adaptem às mudanças bastante significativas provocadas pela web.
Na apresentação, que foi batizada de “Cultura Remix”, o professor Lessig – que também é um dos fundadores do Center for Internet and Society -, comentou sobre a importância da internet no processo de criação e declarando: “Vivemos um tempo em que a criatividade de qualquer pessoa pode se propagar pela rede, e cada vez mais, os conteúdos tidos como amadores se aproximam daquilo que conhecemos por profissional. Para isso, muitas vezes, os usuários de internet fazem uso de matéria-prima protegida pela chamada propriedade intelectual. É hora de distinguir por lei, por exemplo, o que amador e o que é profissional sem criminalizar a liberdade de comunicação”.   

O professor destacou ainda a importância dessas mudanças para impedir a propagação da idéia de que a geração – hoje formada pelos mais jovens que utilizam as novas tecnologias de forma natural -, seja formada por “criminosos” que desrespeitam os direitos autorais diante da simples transformação na maneira de se comunicarem. “Eu tenho dois filhos e acho um absurdo pensar neles ou em outros jovens como criminosos. Qualquer um que olhe para essa geração na internet sabe que não há meios de impedir a criatividade. Então porquê não adaptar os modelos de negócios”, comentou. 

O professor defendeu ainda um meio termo, isto é, a elaboração de leis que garantam os direitos de diferentes pessoas, sejam elas da indústria ou criadores amadores da nova ordem digital. Como exemplo, ele citou o modelo Creatice Commons para distribuir e valorizar qualquer trabalho criativo.  


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *