Na próxima quarta-feira, dia 2 de julho, às 19h30, o Instituto Pensarte festeja duas novidades: a abertura da exposição “Arruaça – o Asa na rua” e o lançamento o livro “Prêmio Instituto Pensarte de Gestão Cultural”.

 

A exposição mostra, por meio de fotografias, o processo de elaboração da intervenção urbana “Arruaça – o Asa na rua”. Nela, crianças e jovens de 7 a 17 anos confeccionaram, ao longo deste semestre, com a técnica do graffiti, a pintura mural no número 119 da rua Vitorino Carmilo, no quarteirão do instituto. O trabalho contribuiu para o início de um processo de revitalização do espaço; depois de ver a dedicação das crianças e os primeiros resultados, a empresa CBF, responsável pelo muro, aumentou a iluminação da região e passou a se preocupar com a estética e a limpeza do local, preocupação essa que não existia anteriormente. Todas as etapas da mudança estão documentadas nas fotos expostas.

O projeto Asa, há dois anos sob gestão do Instituto Pensarte, tem como propósito trabalhar com conceitos de arte e cidadania fazendo uso de uma metodologia diferenciada, que une ferramentas contemporâneas, como as digitais, e as linguagens artísticas.

Livro “Prêmio Instituto Pensarte de Gestão Cultural”

O Prêmio Instituto Pensarte de Gestão Cultural, uma iniciativa do instituto criada em 2007, surgiu para mapear iniciativas bem sucedidas na cultura em todo o país. Foram premiados quatro casos de gestão e três ensaios sobre gestão e políticas culturais, de um total de 27 iniciativas inscritas. O livro, organizado pela artista plástica e coordenadora de artes do Projeto Asa Cris Arenas, é dividido em duas partes; a primeira traz um relato dos quatro casos de gestão premiados, e a segunda, os três ensaios premiados na íntegra:

I. Casos de Gestão

1 – Cultura em Movimento – Secult Itinerante: Relato de uma experiência, de Claudia Souza Leitão e Suzete Nunes

2 – Projetos Culturais RBS, de Lucia Bastos

3 – Viva o vale! Programa de desenvolvimento sociocultural do vale do Jequitinhonha, de Júlia Parizzi Moysés

4 – Projeto de Restauração e revitalização do centro histórico de São Vendelino, de Cristina Seibert Schneider

II. Ensaios

1 – Política Cultural na Bahia: Uma análise do Fazcultura, de Mariella Pitombo Vieira

2 – Cultura e tecnologia: a necessidade da Internet para uma nova política cultural, de Marcelo

3 – Instituições patrimonialistas – bibliotecas, museus, arquivos, centros de documentação e memória X Políticas Culturais contemporâneas: uma análise, de Marcelo Dias de Carvalho.

Serviço

Abertura da exposição “Arruaça – o Asa na rua” e lançamento o livro “Prêmio Instituto Pensarte de Gestão Cultural”

Dia: 02.07.2008

Horário: 19h30

Endereço: Alameda Nothmann, 1029 – Campos Elíseos – São Paulo

Telefone para contato: (11) 3828-2550


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *