Pesquisa Nacional de Responsabilidade Social mostra mais consciência nas empresas do seu papel nas comunidades. Os dados mostram que a Cultura é uma das áreas mais investidas
Os resultados da IV Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas Empresas / 2005, indicam o crescimento da percepção dos organizadores quanto aos princípios orientadores desta nova virtude empresarial. Cada vez mais empresas aderem às ações socialmente responsáveis, cm inteligência estratégica, estabelecendo com as ONGS uma fundamental parceria.
Entre os pontos de destaque estão o ranking das cinco principais áreas de investimento: educação, meio-ambiente, desenvolvimento comunitário e mobilização social, cultura e saúde; as três principais categorias beneficiadas forma o jovem, a criança e a comunidade em geral; e a percentagem de empresas que desenvolvem projetos sociais, que responde a 80%.
A média para a implantação dos programas sociais é de três anos, de acordo com a pesquisa, que indica ainda, que 79% das organizações não utilizam o marketing social ou marketing de causa para divulgação desses projetos. A região Sudeste é a mais beneficiada, seguida pela região Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste e, em 89% dos casos, os projetos são desenvolvidos em parceria com ONGS, Prefeitura ou outro órgão público. As ONGS foram as mais citadas, somando 4.120 organizações no universo pesquisado, de 7.560 empresas. Deste total, 17% são empresas de pequeno porte, 53% de médio-porte e 34% de grande-porte.
A Pesquisa foi realizada pelo Ires – Instituto ADVB de Responsabilidade Social com objetivo de obter e fornecer informações mais precisas sobre a atuação das organizações em programas socialmente responsáveis, a evolução deste entendimento no contexto das empresas e do mercado, e as tendências sobre o tema.