R$80 milhões serão investidos no próximo edital do Programa Petrobras Cultural, e novas áreas serão incluídasR$80 milhões será o total que a Petrobrás irá investir no Programa Petrobras Cultural (PPC), cujo novo edital será lançado em novembro. A verba representa um aumento de 30% em relação ao edital do ano passado. “O lucro da empresa aumentou e com isso a nossa capacidade de financiar projetos culturais, sempre com recursos da Lei Rouanet”, afirmou à imprensa a gerente de patrocínios da estatal, Eliane Costa.

Em 2006, além dos R$60 milhões investidos no edital, a empresa ainda patrocinou projetos de longo prazo, principalmente nas áreas de dança e teatro (como os grupos Corpo e Galpão), festivais de cinema (como o Festival do Rio) e restauração de patrimônio. Isso fez com que a verba total da Petrobras para a cultura tenha sido de R$235 milhões. Sobre a permanência desse valor para o próximo ano, Eliane declarou que isso depende do lucro anual, que só é divulgado no último trimestre.  “Para se ter uma idéia, em setembro do ano passado nossa previsão de investimentos em cultura era de R$150 milhões e chegou a R$235 milhões”.

O novo edital irá ampliar seus focos de investimento, que até o momento estavam nas áreas de música, preservação e memória e produção e difusão de cinema. Segundo Eliane, a Petrobras agora irá investir também em arte-educação, com assessoria do Ministério da Educação. “E daremos bolsas a escritores para escreverem livros, mas não para iniciantes. Será preciso apresentar um projeto consistente”.

A inclusão dessas novas áreas irá reconfigurar a distribuição dos investimentos. Eliane informou que cerca de R$11 milhões deverão ser canalizados para elas, e os valores das outras devem se manter.


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