O Ponto de Cultura Fábrica do Futuro, sediado em Cataguases, Minas Gerais, participará da Mostra Internacional de Cinema Documental do Mindelo – Oiá 2006
O Ponto de Cultura Fábrica do Futuro, sediado em Cataguases, Minas Gerais, participará da Mostra Internacional de Cinema Documental do Mindelo – Oiá 2006, que acontece em Cabo Verde, entre os dias 20 e 29 de novembro.
O convite para compor a mesa-redonda sobre Políticas Públicas desenvolvidas no Brasil foi inspirado no modelo de trabalho audiovisual produzido no Ponto e no interesse de conhecer e disseminar o Programa Cultura Viva como modelo de sistema nacional de Cultura. A mostra tem o objetivo de despertar o interesse pelo cinema documental, tanto do ponto de vista da formação de um público como do estímulo à produção.
O coordenador e representante do Ponto no evento, César Piva, acredita que a participação da instituição colabora para difundir uma proposta que apresenta bons resultados no Brasil, já que na África o segmento audiovisual ainda é muito carente. “Essa é uma oportunidade de mostrar toda a experiência que acumulamos no Brasil com o Programa Cultura Viva, proposta inédita de uma efetiva organização no setor cultural. Além disso, participar da Mostra Oiá é um privilégio de aprender com a cultura dos países africanos, e poder mostrar a experiência que estamos conquistando no Brasil”, comentou.
A idéia para a criação da Mostra Internacional de Cinema Documental do Mindelo – Oiá 2006 surgiu durante a participação do Ministério da Cultura e da Fábrica do Futuro no II Festival Cineport na cidade de Lagos, Portugal, em junho deste ano. Na ocasião, diversos agentes culturais e representantes governamentais do Brasil e de países de língua portuguesa articularam levar a experiência do Programa Cultura Viva para a África.
Atualmente, o Programa possui por todo o Brasil cerca de 60 Pontos de Cultura ligados a atividades audiovisuais. Entre eles, está o Pontão Rede Comunitária de Produção Audiovisual, que articula, retrata a cultura popular brasileira e apresenta material audiovisual dos Pontos de Cultura. O Programa de 30 minutos, exibido aos sábados, às 12h30, na TV Nacional (Canal 2 UHF), é uma parceria entre Programa Cultura Viva e emissoras da Radiobrás – TV Nacional, NBR e TV Nacional Brasil – Canal Integración.
O Ponto de Cultura Fábrica do Futuro cria, produz e difunde, por meio de mídias alternativas, produções audiovisuais regionais, aliando tecnologia à cultura e educação. Participam das atividades a população de Cataguases e da região, em especial jovens e educadores, a partir de um programa de educação e formação profissional para geração de trabalho e renda. A Fábrica conta com estúdios de TV, Web TV, rádio, música, fotografia, ilhas de edição, banco de imagens, biblioteca digital, sala de videoconferência, laboratórios vocacionais, computação gráfica, núcleos de pesquisa e desenvolvimento de projetos, telecentros culturais comunitários, entre outros.