Propostas de ação para a formação da rede foram debatidas durante o Guarnicê
Durante a 29ª edição do Guarnicê (Festival de Cinema do Maranhão), os representantes dos Pontos de Cultura do Nordeste, Associações Brasileiras de Documentaristas (ABDs), Cineclubes, Associação Nordestina de Cineastas e Núcleos Digitais do Programa Olhar Brasil estiveram reunidos para discutir as ações do grupo para formar a Rede Audiovisual do Nordeste dos Pontos de Cultura.
A Rede terá como objetivo convergir interesses comuns e definir estratégias e realizações em conjunto para democratizar a produção, difusão e exibição dos Pontos de Cultura ligados à linguagem audiovisual, no Nordeste, agregando também os cineclubes, ABDs e Associação Nordestina de Cineastas. A idéia é criar o primeiro acervo audiovisual fora do eixo Rio – São Paulo para atender as demandas regionais, estimular a circulação e exibição das realizações audiovisuais dos Pontos de Cultura em encontros estaduais e regionais, articular projetos de exibição itinerantes e buscar a manutenção do programa Cultura Viva, de forma que este seja considerado uma ação permanente incluída no Orçamento da União.
A idéia da criação de uma rede audiovisual no Nordeste tomou forma durante a TEIA – Mostra de Cultura e Economia Solidária, realizada em abril, em São Paulo. Vários Pontos de Cultura do segmento audiovisual se uniram, apresentando seus projeto de intervenções audiovisuais urbanas e rurais, no intuito de desenvolver um projeto em rede voltado para integração do Nordeste.