Instituto Pensarte se reconstrói e forma a maior rede da atividade cultural do país, que já conta com 500 associados e 5 representações regionais. Cultura e Mercado atuará como articulador, a partir da RedePensarte. Participe!

O Instituto Pensarte no início de 2005 passou por um período de transição, revendo sua missão e posicionamento e elegendo nova diretoria.

Em fevereiro abriu suas portas, associando aproximadamente 500 profissionais e instituições ligadas à cultura. Com isso conquistou ainda mais reconhecimento e representatividade, mas também maior responsabilidade com a sociedade.

Em março, consciente da necessidade de democratização do Instituto, ampliou o quadro diretor com representantes das cinco regiões do país, possibilitando a ação local com articulação em nível nacional e a atenção às diversidades culturais do país.

Atualmente presidido pelo artista, cineasta e gestor cultural Px Silveira, o IP compõe-se regionalmente de profissionais experientes no fazer artístico, na gestão e na mobilização. Presentes em diferentes setores da cultura, como o cinema, o teatro, a cultura popular, a música, produção e economia da cultura, com visão e atuação política.

Para cumprir seu projeto, o Instituto está investindo em programas que o firme como plataforma da atividade cultural do Brasil, criando condições para que os artistas e produtores ligados à cultura se profissionalizem e se articulem. E mais: que sua atuação não se perca em ações “setorizadas” que se encerram nelas mesmas, mas que tenham a dimensão clara do benefício gerado a toda sociedade.

O IP acredita na importância de políticas provenientes da esfera governamental e entende que somente a partir da articulação da sociedade civil é que se alcança a democratização da cultura, o respeito e a autonomia do ser humano.

Gerar, aglutinar, disseminar

Importantes palavras de ordem foram acopladas à sua antiga função de articular a sociedade civil. Ancorado na informação e na transmissão de conhecimento, o IP está estruturado em quatro programas: Informação, Disseminação, Formação e Investigação.
Essa estrutura está amparada na força da atividade cultural e na crença de que, atuando em rede, passe a perceber sua importância em todo contexto sócio-político-econômico. E que cultura seja algo compreendido por sua complexidade e sua capacidade de gerar desenvolvimento.

Cultura e Mercado, uma das fortalezas do Instituto, recebe atenção especial para que se mantenha como referência na discussão de assuntos candentes da sociedade e, mais do que isso, o faça amparado numa rede de colaboração mediada, que possa gerar massa crítica e capacidade de formulação e mobilização. Reformulado, e com a sessão RedePensarte, propõe a interação e a valorização dos associados, conhecendo-os, ouvindo-os e permitindo sua interconexão.
Em breve o IP abrirá para novas associações e poderá ampliar sua capacidade de influenciar o ambiente cultural brasileiro.

Participe por meio do rede@pensarte.org.br. Você pode enviar artigos, opiniões, sugestões de pauta. Você pode, e deve, relatar a sua experiência, o seu jeito de enxergar a situação cultural do país, principalmente imaginando formas concretas de avançarmos.

Luiza Morandini
Luiza Morandini é coordenadora de projetos do Instituto Pensarte


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *