Prêmio tem como objetivo apoiar as iniciativas culturais dos povos indígenas que tenham ocorrido nos últimos cinco anos A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e a Associação Guarani Tenonde Porã, organização não-governamental sem fins lucrativos, realizam hoje, às 15h, no auditório do Complexo Cultural do Ministério da Cultura, o lançamento do Prêmio Culturas Indígenas 2006 – Edição Ângelo Cretã. A cerimônia contará com a presença do secretário executivo do MinC, Juca Ferreira.
O Prêmio tem como objetivo apoiar as iniciativas culturais dos povos indígenas que tenham ocorrido nos últimos cinco anos e que sejam relevantes para o fortalecimento das expressões culturais da população indigena.
O projeto, financiado pela Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), é aberto a todas as comunidades indígenas brasileiras. Será concedido anualmente e destacará a cada nova edição uma personalidade indígena.
Este projeto atende a uma diretriz do Relatório Final do Grupo de Trabalho de Culturas Indígenas, entregue ao ministro Gilberto Gil no dia 18 de abril de 2006, e é parte integrante do Programa Diversidade Cultural Brasileira do MinC.
O edital do projeto (previsto para este mês de agosto de 2006), selecionará 80 iniciativas, dentre todas as recebidas, e cada proposta escolhida receberá um prêmio de R$ 15 mil.
Poderão concorrer ao Prêmio Culturas Indígenas, aldeias e/ou comunidades indígenas representadas por suas instituições tradicionais e organizações indígenas.
O Complexo Cultural do Ministério da Cultura fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco B, térreo, em Brasília.
Fonte: Secretaria da Indentidade e da Diversidade Cultural