Na próxima quinta-feira, dia 26, será realizada em Belo Horizonte a abertura do primeiro Seminário do Plano Nacional de Cultura. Os debates acontecem no dia seguinte, das 9h às 18h, e as oficinas no sábado, no período da manhã.O seminário do Plano Nacional de Cultura –Minas Gerais inaugura a etapa conclusiva de debatepara a elaboração do primeiro planejamento de longo prazo do setor na história democrática do pais. Nesse processo, a sociedade brasileira poderá opinar sobre os parâmetros que orientarão as políticas culturais em todo o Brasil em um período de dez anos. O diálogo entre o governo e a sociedade possibilitará o aperfeiçoamento do projeto de lei a ser votado pelo Congresso Nacional.
As inscrições para o seminário devem ser feitas na Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais, pelo e-mail divulgaçãomg@minc.gov.br ou pelos telefones (31) 3293-5713/3293-5796.
O Seminário compreenderá cinco grupos de trabalho, que serão formados conforme o interesse dos participantes inscritos e a disponibilidade de vagas. Cada grupo discutirá o conjunto de propostas apresentado em uma das cinco estratégias que formam o Caderno de Diretrizes Gerais para o Plano:
-Proteger e valorizar a diversidade artística e cultural brasileira
-Universalizar o acesso dos brasileiros à fruição e produção cultural
-Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico Sustentável
-Fortalecer a ação do Estado no planejamento e execução das políticas culturais
-Consolidar os sistemas de participação social na gestão das políticas Culturais
Recomenda-se a todos a leitura prévia do Caderno de Diretrizes Gerais, documento que será utilizado em todos os grupos de trabalho.
Programação
Abertura:
Quinta, 26 de junho, às 20 horas
Auditório do Instituto de Educação do Estado de Minas Gerais – Rua Pernambuco, 47, Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG
Debates:
Sexta, dia 27 de junho, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas
Prédio da PUC Minas – Av. Brasil, 2023, Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG
Oficinas:
Sábado, 28 de junho, das 9 às 13 horas
Prédio da PUC Minas