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O controle de direitos autorais devidos à utilização de obras musicais sob todas as formas (comercialização de CDs, sincronizações audiovisuais, execuções públicas em emissoras de radio, TV e locais de frequência coletiva, reprodução, distribuição ou transmissões por meio digital e outras) deve ser feito de maneira eficiente para gerar aos intérpretes, músicos, compositores e, enfim, quaisquer criadores musicais, uma remuneração condizente a cada modalidade de utilização de suas obras e performances.
Essa atividade, no plano empresarial, é exercida principalmente pelos produtores fonográficos (as denominadas “gravadoras”) quando se tratar de utilização de “fonogramas” (gravações), que normalmente obtém cessão de diretos dos artistas (intérpretes e músicos). No caso de compositores e autores musicais, esse controle de direitos autorais costuma ser realizado pelas “editoras musicais”.
Nesse contexto, o curso Editora Musical: oportunidades e gestão se propõe a servir como guia seguro para detalhar todas as formas de atuação desse modelo empresarial, sua razão de existir, seu desenvolvimento no curso dos últimos séculos, sua relevância nos dias de hoje para controle da enorme diversidade de formas de utilização de obras musicais praticadas nos meios físicos, radiofônicos e digitais, entre outros. Não ficarão de fora, naturalmente, os exemplos práticos e elucidativos desse sistema de controle, como abrir legalmente uma editora, as experiências de sucesso e identificação de oportunidades no mercado interno e externo. com a consequente geração de resultados econômicos para todos os envolvidos.
Este curso é direcionado para gestores de pequenas empresas; artistas, produtores, compositores e autores musicais.
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AULA 1 | Histórico das editoras musicais, sua evolução e importância através dos tempos e nos dias de hoje.
Professor: Juca Novaes
AULA 2 | A diversidade das formas de utilização de obras musicais. Os direitos autorais e seu controle.
Professor: Juca Novaes
AULA 3 | Como abrir legalmente uma editora musical. Sua administração e controle remunerado de repertórios musicais.
Professor: Fernando Yazbek
AULA 4 | A Editora Musical e as novas tendências de negócios no mercado musical. As experiências de sucesso no Brasil e no mundo frente às novas tecnologias.
Professor: Fernando Yazbek
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