O Cultura Viva – programa que visa difundir e resgatar as mais variadas manifestações da cultura brasileira – alcança a marca de 500 Pontos de Cultura no Brasil.O Cultura Viva – programa que visa difundir e resgatar as mais variadas manifestações da cultura brasileira – alcança a marca de 500 Pontos de Cultura no Brasil. Nos meses de dezembro de 2006 e janeiro de 2007, mais de dez Pontos de Cultura foram conveniados pela Secretaria de Programas e Projetos Culturais, braço do Ministério da Cultura que coordena o Programa.

Os novos Pontos de Cultura são do 3º e do 4º editais, que receberam cerca de 2.300 inscrições de projetos. A seleção pública contemplou organizações não-governamentais e entidades do governo ligadas à Cultura. “Vamos avançando na implantação de Pontos de Cultura em todo o país. O Ponto de Cultura está se tornando uma marca, quase uma franquia. Têm grupos que já propõem dispensar os recursos, reivindicando apenas o selo ‘Ponto de Cultura’. Dessa maneira, a rede vai sendo tecida de forma maior” afirmou Célio Turino, secretário de Programas e Projetos Culturais, coordenador do Programa Cultura Viva.

Os Pontos de Cultura, ação matriz do Programa Cultura Viva, são entidades da sociedade civil voltadas à cultura que recebem recursos para potencializarem seus trabalhos, tendo como objetivo valorizar as variadas manifestações culturais do país, reconhecendo a cultura em toda a sua complexidade, desde as que ocorrem nas grandes cidades, em favelas e periferias, às que se encontram em pequenos municípios, ou em aldeias indígenas, assentamentos rurais, comunidades quilombolas, universidades.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *