O Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus esteve reunido nos dias 26 e 27 de outubro, na cidade de Colônia do Sacramento, Uruguai, e reelegeram o Brasil na presidência do grupo por mais um mandato de três anos. José do Nascimento Junior, presidente do Instituto Brasileiro de Museus, continuará à frente da gestão.

Estavam presentes os representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Portugal e Uruguai, junto a delegados das instituições participantes do Programa: a SEGIB (Secretaria General Ibero-americana), a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) e a AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento).

Eles reconheceram os avanços e sucessos do Ibermuseus em seus três anos de atividade e reafirmaram seu desejo de consolidar e fortalecer as ações do programa, entre elas a realização de seminários que discutem a manutenção e gestão de museus.

Entre os acordos atingidos, além da manutenção da presidência, destacam-se: manter a composição tripartite do Comitê Executivo, órgão interno de apoio ao Comitê Intergovernamental, formado por Espanha, México e Uruguai; coordenar a presença do Ibermuseus na 23ª Conferência Geral do ICOM (Conselho Internacional de Museus), que acontecerá de 10 a 17 agosto de 2013 no Rio de Janeiro; realizar um Encontro sobre Centros de Formação e Especialização em Museologia na Ibero-América, em 210; e aprovar o plano de atuação do Observatório Ibero-americano de Museus, desenvolvido pela Espanha.

*Com informações da Folha Online e do site do programa Ibermuseus


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *