A Programadora Brasil alcançou em 19 de dezembro de 2011, a marca de 500.917 espectadores, em mais de 13 mil sessões informadas pelos pontos de exibição associados, localizados em mais de 830 cidades de todos os Estados do país. Mais de 300 destes municípios não possuem salas comerciais de exibição.
Em fevereiro de 2007, surgia a Programadora Brasil, um catálogo de filmes brasileiros organizados em DVDs, licenciados para exibição pública e consulta local, disponíveis para grupos de cinéfilos, prefeituras e suas secretarias, escolas e universidades, empresas, organizações sociais e muitos outros coletivos.
Com lançamentos anuais, o catálogo chega ao final de 2011 com 825 títulos, organizados em 255 programas (DVDs). Ao oferecer títulos da cinematografia brasileira numa mídia digital de baixo custo e de fácil armazenamento e transporte como o DVD, a Programadora Brasil dá a oportunidade para uma diversidade de coletivos e organizações constituírem acervos locais e tornarem-se pontos de exibição audiovisual. Espaços são reiventados para tornarem-se salas de cinema e desafios e limitações são vencidos para levar o cinema brasileiro ao público. Salas de aula e de treinamento, pátios, auditórios, galpões e até mesmo barcos estão sendo adaptados para as sessões.
Realizada pela Cinemateca Brasileira, através da Sociedade Amigos da Cinemateca, a iniciativa segue a orientação das políticas públicas de inclusão e regionalização do Ministério da Cultura para promover o encontro do público com o cinema brasileiro, buscando, em seu catálogo de filmes e vídeos, a multiplicidade de realizadores, a diversificação de origens dos títulos, de épocas, bitolas e formatos (curtas, médias e longa-metragens).
Esse esforço coletivo agora comemora essa grande marca conquistada: mais de meio milhão de espectadores para filmes brasileiros exibidos em circuito alternativo.
Mais informações em www.programadorabrasil.org.br