Um dos movimentos culturais mais importantes da metrópole paulistana completa sete anos de atividades poéticas.
O Sarau da Cooperifa é um projeto que transformou um bar, na periferia da zona sul de São Paulo, em centro cultural, e todas as quartas-feiras leva cerca de 200 pessoas – da comunidade e de outros bairros -, para ouvir e recitar poesia.
O Sarau, que é freqüentado por um público bem diversificado, produziu uma antologia poética intitulada ” O rastilho da pólvora” com 50 autores e um cd de poesia com 26 autores garimpados ali. Atualmente, a organização do projeto está produzindo uma nova antologia.
O projeto, que já lançou mais de 40 livros de poetas nascidos do movimento, leva cidadania através da literatura, incentivando a leitura e a criação poética, além de outras atividades culturais. Hoje, incentivado pela Cooperifa acontece mais de 40 saraus nas periferias do país.
No ano de 2007, a Cooperifa foi curadora, junto com artistas da região, da “Semana de Arte Moderna da Periferia”, e para este ano, comemorando seu sétimo aniversário, vai realizar de 18 a 23 de novembro, a 1ª Mostra Cultural da Cooperifa, que acontecerá no Bar do Zé batidão, localizado na rua Bartolomeu dos Santos, 797 – Chácara Santana – São Paulo.
O evento contará com apresentações de teatro, literatura, mostra de cinema periférico e africano; dança, feira de livros, artes plástica, grafite e música. Além disso, o encontro terá uma série de debates sobre literatura, o lançamento do livro “Thesaurus”, de Paulo Kauim e a exposição de pinturas “Revestrés” de Carolzinha.
Para mais informações, ligue (11) 72074748