O É Tudo Verdade, que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo, está selecionando filmes e vídeos documentais. Inscrição é gratuita 10/01/2003

Foram estendidas até o dia 24 de janeiro as inscrições brasileiras para o É Tudo Verdade ? Festival Internacional de Documentários, que acontece de 3 a 13 de abril, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Podem participar do evento filmes e vídeos documentais concluídos após junho de 2001.Fundado e dirigido por Amir Labaki, o festival É Tudo Verdade tem como objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. O evento é considerado a mais importante competição latino-americana dedicada ao gênero documental.

Seleção
A comissão de seleção escolherá filmes de qualquer duração. Produções nacionais podem ser inscritas tanto para a competição brasileira quanto para a internacional. A seleção para uma categoria não exclui a participação na outra. A inscrição é gratuita.O Festival é divido nas competições: internacional, brasileira de longas/médias-metragens e brasileira de curtas-metragens. Completam a programação a mostra não-competitiva Estado das Coisas, algumas retrospectivas e também programas especiais.

O júri internacional premiará o Melhor Documentário do Ano. O júri nacional elegerá o Melhor Documentário Brasileiro ? nas categorias curta-metragem e longa/média metragem – e outorgará o Prêmio Especial do Júri (destinado ao título que melhor contribuir para a renovação da linguagem do documentário), além de dois prêmios técnicos. O evento está também aberto para parcerias que resultam em diferentes prêmios a serem anunciados durante a cerimônia de encerramento do festival.

Vencedores 2002
Em 2002, o Festival teve como vencedor da Competição Internacional o longa-metragem ?Agosto ? Um Momento Antes da Explosão?, de Avi Mograbi, uma co-produção Israel/França. A produção francesa ?Passaporte Húngaro?, dirigida pela realizadora brasileira Sandra Kogut, recebeu menção honrosa do júri da Competição Internacional.

?Rocha Que Voa?, de Eryk Rocha, foi eleito pelo júri como o Melhor Documentário da Competição Brasileira, categoria Longa ou Média-Metragem. O filme acumulou também o Prêmio Quanta, em diárias de equipamentos, e o Prêmio ABD-SP, outorgado pela Associação Brasileira de Documentaristas.O melhor curta-metragem brasileiro foi ?Casa de Cachorro?, de Thiago Villas Boas, com menções especiais para ?Artesãos da Morte?, de Miriam Chnaiderman, e ?Passageiros da Segunda Classe?, de Luiz E. Jorge, Kim-ir-Sem e Waldir de Pina.

O Prêmio MinC de Documentários foi outorgado a ?Dadá?, de Eduardo Vaissman, ?Nasceu o Bebê Diabo em São Paulo?, de Renata Druck, e ?Samba Riachão?, de Jorge Alfredo. O Prêmio TV Cultura de Documentários 2002 para Documentário Brasileiro foi entregue a ?Mapas Urbanos 2 ? Recife dos Poetas e Compositores?, de Daniel Augusto. ?Passageiros da Segunda Classe? venceu o Prêmio Aquisição GNT de Renovação de Linguagem.

Inscrições
Regulamentos e formulários de inscrição podem ser acessados e preenchidos no endereço www.etudoverdade.com.br. Informações sobre o festival podem ser obtidas por e-mail (info@itsalltrue.com.br), telefone (11 – 3673.1267) ou fax (11 – 3873.7296).

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *